Tenda de Sobrevivência (Homenagem a Anthony Mundiaga Ogadje)




Raw Umber (W&N — Galeria), Raw Umber (Liquitex), Bronze Yellow (Liquitex), Chromium Oxide Green (Liquitex), Chromium Oxide Green (Interactive) e Brute Sienna (W&N — Galeria), Raw Umber (W&N — Finity) sobre tela de algodão, pousada sobre estrutura de pinho.
Dimensões da tela engradada: 215 x 175 cm. Dimensões aproximadas da tela montada como tenda: 85 x 110 x 195 cm

nota: esta peça tem duas possibilidades de montagem, esticada na grade como uma pintura "normal", ou montada como tenda (escultura).

—————————————————————————————————————————————————

Tenda de Sobrevivência (Homenagem a Anthony Mundiaga Ogadje) faz parte de uma série de trabalhos que gosto de designar como “Monocromias” e, muito sinteticamente, são situações em o conceito pictórico de monocromia é desconstruído e repensado num amplo leque de possibilidades. Neste caso, uma pintura monocromática castanha chega à sala de exposição, é retirada da estrutura de madeira e montada como um pequena tenda de sobrevivência. Assim apresentada ao público, no final da exposição será novamente esticada (conservando inevitavelmente alguns vincos na superfície). Toda esta operação de transformação remete para a relação paradoxal entre a história da pintura e a monocromia, uma vez que, através dela, consegue encontrar num mesmo ponto a eminência de um fim (morte) e um absoluto grau de pureza.
O homenageado no subtítulo do trabalho, Anthony Mundiaga Ogadje, foi concorrente do Survivor nigeriano que morreu por afogamento no decorrer deste programa. Anthony Ogadje não só é uma vítima dos tempos modernos, como consegue fazer conviver paradoxalmente as condições de sobrevivente e de vítima mortal. Ao tempo da tragédia foram vários o media a publicar a notícia como a “morte do survivor nigeriano”. A ligação entre este desventurado acontecimento (criador de uma personagem paradigmática do nosso tempo) e a pintura é obviamente metafórica e parte de uma análise à história da pintura desde a industrialização, um período onde é também evidente uma relação singular entre morte e sobrevivência, num jogo de expectativas e presciências que acaba por traduzir-se numa sofisticada forma de resistência.